quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sucuri de 6 metros engole capivara e vira atração no Mato Grosso do Sul


Uma sucuri, com aproximadamente seis metros de comprimento, virou uma 'atração turística' na granja Monte Azul, na zona rural de São Gabriel do Oeste, município que fica a 133 quilômetros de Campo Grande, na região norte de Mato Grosso do Sul.
A cobra foi encontrada na manhã desta terça-feira por funcionários da granja na margem de um lagoque fica dentro da propriedade, logo após ter devorado uma capivara, que deve demorar entre dois meses e meio a três meses para ser digerida.
Como tem menos mobilidade durante o período de digestão e passa muito tempo descansando ao sol, o animal, nessa situação bizarra, virou atração para os moradores da cidade e da região, que vão até o local para vê-lo.
Segundo o gerente da granja, Sebastião José Vaz, como o lago é o habitat do animal, a cobra não será importunada.
- Tem mais sucuris ali, não iremos matar a cobra. Ela ficará ali, que já é o habitat dela - disse ele ao site Idest, de São Gabriel do Oeste.
A sucuri é a maior cobra da fauna brasileira, relatos descrevem medidas de até 11,5 m de comprimento mas, a maioria dos animais desta espécie chega até a nove metros e não é peçonhenta.
Originária do Pantanal, a sucuri vive ainda nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes, principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas. Na natureza são cobras que vivem em ambientes semi-aquáticos e pode ser encontrada nos grandes rios.
Também conhecida como Anaconda, ela é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo até matar um jacaré por falta de ar.
Quando apanha a presa tenta levá-la para água e matá-la por afogamento. Quando sofrem um ataque e não podem fugir nadando, mordem para se defender. Sua mordida não é venenosa, mas pode causar infecções.
São animais de hábitos solitários, agressivos e difíceis de se observar, pois é uma característica dessa espécie permanecer parcialmente escondido na água, o que dificulta precisar e documentar uma exemplar maior que o recorde atual. Geralmente pesa cerca de 30kg a 90kg. As sucuris têm um corpo verde-escuro, com manchas ovais pretas, olhos e narinas.
Leia Matéria especial publicada na Sobrenatural.Org: Anaconda Gigante
Em especial, entre os índios do alto Amazonas é comum ouvirmos histórias de uma gigantesca cobra chamada ANACONDA


guepardo

Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora. Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.
Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.
Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.
Com um treinamento hábil, o guepardo pode tornar-se uma companhia afetuosa. Tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. contudo, pelas longas pernas, garras não-retráteis de latido, assemelha-se a um cão. A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae


animais


reino Animalia, Reino Animal ou Reino Metazoa é composto por seres vivos pluricelulares,heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder aoambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.
A maioria dos animais possui um plano corporal que determina-se à medida que tornam-semaduros e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões.
O estudo científico dos animais é chamado zoologia, que tradicionalmente estudava, não só os seres vivos com as características descritas acima, mas também os protozoários. Como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protista como um grupo separado dos animais.
Coloquialmente, o termo "animal" é frequentemente utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos e raramente para referir-se a animais não classificados comoMetazoários. A palavra "animal" é derivada do latim anima, no sentido de fôlego vital, e entrou nalíngua portuguesa através da palavra animalis. Animalia é seu plural.